A anos vem se falando da "Nova Era da moda", um movimento que veio como uma onda, contra a cultura do fast fashion e a compra de roupas de maneira desenfreada. As marcas que fazem parte desse novo movimento, não se preocupam em só vender, e sim ser impacto transformador na sociedade ou comunidade que estão inseridas. No livro de André Carvalhal - Moda com Propósito ele diz:
"Sinto que daqui pra frente o propósito de uma marca é o que vai conecta-lá com seu público. Ele será o ativo mais importante na personificação de uma marca. A comunicação, que antes era em cima do lifestyle, passará a representar o que a marca acredita..."
Nesse trecho você pode entender, que marcas com propósito, bandeiras, valores, ter personalidade, em cima de lifestyle seria tendência do futuro. Pois é o futuro já chegou!
Nós profissionais de marketing/moda já vinhamos avisando sobre as tendências do novo consumidor, pessoas que se preocupam mais com a sociedade, o mundo, e o próximo. Esse comportamento até no produto que ele vai escolher para comprar . Alguns empreendedores simplesmente ignoraram esses estudos e não adaptaram seus negócios a esse movimento.
Com essa tendência de consumo surgiu o Fashion Revolution um movimento global sem fins lucrativos, com equipes em mais de 100 países ao redor do mundo. A Fashion Revolution faz campanha para a reforma sistêmica da indústria da moda, com foco na necessidade de maior transparência na cadeia de suprimentos de moda.
A crise que estamos prestes a viver por conta da pandemia do covid 19, está nos mostrando na "marra" o quanto a nova era da moda já chegou! As pessoas estão dando valor para marcas que geram valor rs, é simples e óbvio.
Empresas que já desenvolvem um trabalho de: propósito, bandeiras, conteúdos de qualidade, criam comunidade e cativam sua audiência online estão conseguindo rapidamente se adaptar ao momento de crise que o covid19 trouxe a tona!
Agora as marcas que continuaram com o pensamento antigo, não cultivaram seu trabalho no digital, não criaram conteúdos de qualidade, não fortaleceram suas comunidades e não transformaram os clientes em fãs estão fadados a falência! Nesse momento são as marcas que estão apelando para frete grátis e descontos!
Mas calma, a crise veio mostrar que ainda há tempo para mudança, é preciso nesse momento mente aberta, cortar o mal pela raiz e atitude para fazer acontecer e nesse artigo listei aqui mudanças que vão te fazer sobreviver esse período:
Descubra o propósito da marca: Porque sua marca nasceu? Se ela morrer hoje, qual falta ela vai fazer no mundo? Só preço não é o suficiente para a vida de uma empresa.
Estruture o conceito: Público alvo, persona, Dna da marca. Você já desenvolveu esses estudos? Busque profissionais para te ajudar, ou veja conteúdos na internet para entender como estruturar essa visão.
Faça conteúdos de qualidade: Se comunique com seus clientes, faça conteúdos ricos para nutrir sua audiência, mostre o que você defenda e transforme eles em fãs.
Venda mais que produtos e sim ações transformadoras: Não basta vender uma blusinha, tem que ter algo a mais! Como por exemplo a Reserva que a cada peça vendida eles doam 5 pratos de comida para crianças carentes. A pessoa que compra esse produto não está só consumindo e sim fazendo algo transformador na vida de alguém. Além de se preocupar como é todo o processo produtivo daquela peça.
Vamos refletir sobre o pós pandemia? Pense que o consumidor, terá pouco dinheiro no próximos meses, investir em produtos de moda não é bem de primeira necessidade, mas esse consumidor vai escolher com cautela quais marcas merecem ter o seu dinheiro valioso investido, para você ser a marca escolhida tem que ter atributos que vão além de preço baixo!
Se você quer sobreviver a esse período, esse é o momento de passar por essas mudanças, encare como o crescimento do seu negocio e não o fim. Mude seu mindset para o novo e não fique reclamando das transformações da humanidade, é hora de adaptabilidade, quem se adaptar mais rápido sobrevive!
Contem comigo para passarem por essa mudança.
Bjos Bia Vieira @moda.comunica
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